O Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB) anunciou uma greve por tempo indeterminado dos funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. A paralisação está prevista para começar à zero hora da próxima quinta-feira (10) e deve atingir agências das duas instituições em todo o estado.
Segundo o sindicato, a decisão foi tomada após os trabalhadores rejeitarem as propostas apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa durante Assembleia Geral Extraordinária realizada de forma remota nos dias 3 e 4 de setembro.

Dados divulgados pelo Sintrafi-PB apontam que a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi aprovada por 74,94% dos funcionários dos bancos privados. No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a aprovação foi de 63,70%, enquanto no Banco de Brasília (BRB) o índice chegou a 89,29%.

Já a proposta apresentada pelo Banco do Brasil foi rejeitada por 77,38% dos votos válidos. Entre os empregados da Caixa Econômica Federal, a rejeição chegou a 93,58%. Além da recusa às propostas, os trabalhadores das duas instituições deliberaram pela paralisação das atividades a partir de 10 de setembro.

O sindicato afirma que as propostas apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa foram consideradas insuficientes pela categoria e que houve diferença em relação às condições negociadas com outras instituições financeiras.

Em declaração divulgada pelo Sintrafi-PB, o presidente da entidade, Lindonjhonson Almeida, afirmou que a categoria decidiu pela greve após considerar que as negociações não apresentaram uma proposta considerada satisfatória.

De acordo com o dirigente, a paralisação será utilizada como forma de pressionar pela retomada das negociações e pela apresentação de novas propostas aos trabalhadores.

“Infelizmente, os representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tiveram tempo suficiente para elaborar uma contraproposta decente a quem se entrega de corpo e alma ao trabalho que resulta em lucros cada vez maiores, mas não ofereceram sequer uma proposta aceitável. Somos feitos de esperança e movidos pela luta e pleiteamos apenas o que nos é devido. Se não veio pela via negocial, vamos usar nossa arma constitucional, que é a greve!”, desabafou o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida.
Sintrafi-PB - tvsabugi
Sessão 2º período Mais uma sessão ordinária da câmara de São Mamede foi realizada na última terça-feira
Segurança Eleitoral Polícia Militar usará 6,2 mil policiais exclusivamente para segurança das Eleições 2026 na Paraíba
Feiras de Turismo Prefeitura de Campina Grande confirma participação da cidade em feiras de Turismo deste segundo semestre
CAGEPA inimiga Prefeito disse que vai notificar a Cagepa por serviços mal prestados na cidade de João Pessoa
Queda do Desemprego Desemprego cai para 5,3%, o menor para o trimestre terminado em julho
Câmara 2º Turno Câmara de São Mamede realiza primeira sessão do segundo semestre de 2026 e vereadores aprovam vários projetos de lei Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado