Quarta, 11 de Dezembro de 2024
83 98747 9281
Cultura Bloco do Respeito

ALPB lança Bloco do Respeito durante transmissão da abertura do Folia de Rua nesta quinta

ALPB lança Bloco do Respeito durante transmissão da abertura do Folia de Rua nesta quinta

04/02/2024 08h22
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
ALPB lança Bloco do Respeito durante transmissão da abertura do Folia de Rua nesta quinta

O Bloco do Respeito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já está pronto para “entrar na avenida” durante o Carnaval 2024. Com a já conhecida campanha contra a importunação sexual “Não é Não”, a iniciativa ganhará o reforço de mais dois aliados: combate à homofobia e racismo. O lançamento vai ocorrer nesta quinta-feira (1º) durante a transmissão ao vivo da TV Assembleia diretamente da abertura do Folia de Rua, que terá como atração principal o cantor pernambucano Alceu Valença.

Bloco do Respeito

As ações planejadas pela Casa de Epitácio Pessoa têm como foco principal empoderar as mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas negras sobre os seus direitos, e alertar toda a sociedade sobre os crimes de importunação sexual, homofobia e racismo.

Além de inserções na imprensa, as iniciativas contemplam a distribuição de brindes com detalhes de leis válidas na Paraíba e divulgação nas redes sociais da ALPB, além de debates realizados durante a programação da TV Assembleia.

COLÉGIO AUTENTICO

“É uma forma do Poder Legislativo Paraibano ecoar ainda mais esse assunto, que, infelizmente, ganham ainda mais força no carnaval, com a desculpa de que é, apenas, brincadeira. São práticas inaceitáveis e precisam ser combatidas. Só com respeito e educação, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, reforça o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

med patos

As ações de conscientização são práticas constantes da Assembleia Legislativa. Com foco na proximidade entre o Poder Legislativo e a sociedade, a ALPB tem como estratégia principal empoderar a população paraibana e, assim, alavancar a implantação de iniciativas sociais e mudanças de comportamento.

LEIS

A Assembleia Legislativa da Paraíba já foi responsável por mais de mil leis em favor das minorias sociais. Desse total, três delas foram escolhidas para a campanha deste carnaval: 7.309, 12.724 e 12.605.

Publicada em 2003, a Lei 7.309 torna crime a discriminação ou impedimento do acesso de qualquer pessoa LGBTQIA+ na Paraíba. Já a lei 12.724, sancionada em 2023, tornou obrigatória a campanha contra assédio sexual “Não é Não” em eventos na Paraíba, realizados e/ou que tenham patrocínio do Governo do Estado. Além de materiais educativos, pessoas treinadas contra o assédio devem estar presentes nos eventos para receber denúncias de importunação sexual.

cemiterio

Também publicada em 2023, a lei 12.605, cria o Programa SOS Racismo, que tem como objetivo combater o racismo e toda e qualquer forma de discriminação, assim como auxiliar vítimas de racismo na Paraíba. Além de propor ações de enfrentamento ao racismo, à violência e à discriminação que sofrerem quaisquer das etnias no Brasil, busca ainda desenvolver ações de conscientização da população de todas as etnias de seus direitos de cidadão e elaborar materiais didáticos com objetivo de distribuição nas escolas públicas e privadas, para o combate a todo e qualquer tipo de discriminação.

SAIBA MAIS

Todas as iniciativas da ALPB podem ser acessadas no Portal da Casa (www.al.pb.leg.br). Também é possível conferir a produção da Casa de Epitácio Pessoa pelo Instagram (@assembleiapb) e YouTube (TV Assembleia PB), ou durante a programação da TV Assembleia, pelo canal aberto 8.2 (João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Matureia, Patos e Cajazeiras), ou ainda pelos canais NET TV (canal 11) e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Agência-ALPB/tvsabugi