Segunda, 16 de Maio de 2022 14:59
Cultura Casamento

Juíza do TJPB celebrará Casamento Coletivo com 100 casais durante São João de Campina Grande

Juíza do TJPB celebrará Casamento Coletivo com 100 casais durante São João de Campina Grande

24/04/2022 20h06 Atualizada há 3 semanas
27.523
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Juíza do TJPB celebrará Casamento Coletivo com 100 casais durante São João de Campina Grande

A juíza substituta da Comarca de Juazeirinho, Ivna Mozart Bezerra Soares, presidirá a cerimônia do tradicional Casamento Coletivo, envolvendo 100 casais, que ocorrerá no dia 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo, dentro dos festejos juninos de Campina Grande. A celebração, que é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, não foi realizada no ano de 2020 por conta da crise sanitária decorrente da Covid-19, mas em 2021 aconteceu no formato híbrido (presencial e virtual), no Parque São João, sem a presença do público.

Segundo explicou a magistrada, o evento vem sendo realizado há mais de 30 anos, dentro da programação das comemorações do São João de Campina Grande. Ela destacou que o formato do casamento coletivo segue todos os requisitos e o cuidado que se tem é para que a cerimônia seja solene e formal, como se fosse realizada na sede do Fórum.

A juíza salientou a grande importância social que possui o Casamento Coletivo, pois, conforme declarou, envolve pessoas economicamente sensíveis, que não conseguem custear o processo de habilitação, participando o Município para custear tal procedimento, como também a organização da cerimônia e dos casais. “O Judiciário entra nesse contexto para dar a oportunidade dessas pessoas realizarem esse sonho. Tem casais que já vivem juntos há muitos anos e que resolvem formalizar essa união. É um ato que congrega, ao mesmo tempo, uma importância cultural, uma relevância social e um simbolismo individual para os noivos que são beneficiados”, pontuou a magistrada, ressaltando que vem realizando os casamentos desde o ano de 2016.

A secretária de Cultura do Município, Giseli Sampaio comentou que a parceria com o Poder Judiciário estadual traz um contexto de construção na importância da celebração da cerimônia, por garantir a seriedade que o evento tem. “O Casamento Coletivo é um acontecimento que traz consigo toda uma identidade cultural e histórica, sem deixar de ser um evento oficial perante a justiça”, realçou.

Ascom TJPB