Sexta, 24 de Setembro de 2021 99 99999-9999
Tecnologia Suspensão

Anvisa suspende distribuição e uso de 12 milhões de doses da CoronaVac; saiba o motivo

Anvisa suspende distribuição e uso de 12 milhões de doses da CoronaVac; saiba o motivo

04/09/2021 17h20
17.991
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Anvisa suspende distribuição e uso de 12 milhões de doses da CoronaVac; saiba o motivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (4) que adotou medida cautelar para interditar pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em planta – local de fabricação – não aprovada pelo órgão.

Na sexta-feira (3), a Anvisa foi informada pelo Instituto Butantan que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina, enviou para o Brasil, na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), 12.113.934 doses.

Porém, segundo a agência, a unidade fabril responsável pelo envase não foi inspecionada e não foi aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à CoronaVac.

O Instituto Butantan informou ainda, segundo a Agência, que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, totalizando 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

No documento, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirma que técnicos do Instituto analisaram as informações disponíveis nos lotes e apontam segurança e qualidade das vacinas.

No texto, Dimas Covas solicita autorização para que as vacinas sejam aplicadas em caráter emergencial e não comprometer o programa de imunização nacional.

“Gostaríamos também de solicitar a este I. Gabinete, a autorização de utilização, em caráter excepcional, das doses da vacina que se encontram já distribuídas, bem como a autorização para utilização das doses que ainda estão em tramitação de liberação e envio para o Brasil (lotes listados no anexo), para que não haja comprometimento na continuidade da vacinação da população”, afirma o diretor do Butantan no ofício.