Na Paraíba, é proibido acender fogueiras em espaços urbanos durante os festejos juninos, enquanto perdurar a pandemia do novo Coronavirus. A Lei 11.711/2020, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, completa um ano de publicação neste sábado (19) e tem como finalidade proteger as pessoas acometidas pela Covid-19.
“A doença afeta diretamente os órgãos respiratórios, causando falta de ar e a fumaça das fogueiras pode agravar o quadro clínico das pessoas acometidas pela Covid-19. Além disso, as fogueiras contribuem para o aumento das queimaduras, o que causa lotação nos hospitais, já sobrecarregados com a pandemia do novo coronavírus”, ressaltou Adriano Galdino.
Por isso, embora algumas prefeituras apenas recomendem que a população não acenda fogueiras nesse período, a lei determina que o não cumprimento da lei implicará ao infrator a imposição de multas por parte dos órgãos públicos competentes, no valor de 10 (dez) UFR-PB (Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba), aplicada em dobro em caso de reincidência, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
De acordo com Adriano Galdino, mais do que receio pela multa, o momento pede empatia e bom senso de todos, para que a situação da pandemia melhore no Estado e, assim, os festejos juninos possam ser comemorados nos próximos anos. “É uma pequena atitude, mas que fará uma diferença enorme na saúde daqueles que estão lutando pela cura da covid-19. Se cada um fizer um pouco, nós conseguiremos mudar essa situação de pandemia e, assim, poderemos comemorar como ‘manda o figurino’, no ano que vem”, finalizou Adriano Galdino.
Ponto Facultativo Governo da Paraíba decreta ponto facultativo segunda, terça e quarta-feira, dias do São João
Cultura da Borborema Assembleia Legislativa realiza sessão no Salão de Artesanato nesta quarta-feira em Campina Grande sobre a cultura local
Circuito do Forró Circuito do Forró contará com presença de Félix Júnior, presidente da FECAM e da Câmara de Santa Luzia
Forró na Feira Prefeitura de Santa Luzia abre oficialmente as comemorações dos 84 anos do São João 2026 com forró na feira e muita cultura popular
Investiu na Cultura Prefeito de Santa Luzia comemora investimentos do Governo na cultura local
6º Sabugy Motofest Santa Luzia vira capital do rock no Sertão com o 6º Sabugy Motofest e shows de Raimundos, LS Jack e outras atrações Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 33°
Tempo limpo