Terça, 15 de Junho de 2021 99 99999-9999
Saúde Superação

Idosa de 92 anos vence Covid-19 após tratamento em São Mamede - PB

Idosa de 92 anos vence Covid-19 após tratamento em São Mamede - PB

31/05/2021 17h03 Atualizada há 2 semanas
5.910
Por: Gilberto Martins Fonte: Folha Patoense
Idosa de 92 anos vence Covid-19 após tratamento em São Mamede - PB

Em meio a tantas histórias tristes, uma para encher os olhos de todos de lágrimas e o coração de esperança. Na pequena cidade de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, cidade onde a Covid-19 tem deixado o município na bandeira vermelha, vem a história de dona Maria Selestina.

Ela seria mais uma das vítimas, talvez fatal pela idade bastante avançada, 92 anos, senão fosse o desfecho positivo. É que ela venceu a doença em meio a leitos lotados nas unidades de referência.

Selestina deu entrada no Hospital de São Mamede no dia 18/05, com dispneia e tosse seca. Ao ser realizado o Swab de orofaringe para Covid 19, ela testou positivo para doença.

O médico solicitou uma tomografia de tórax, onde não ficou evidenciado o padrão de vidro fosco, mas devido às queixas, idade e comorbidade (HAS) e sabendo que a Covid-19 é uma doença traiçoeira, o médico tentou regular para referência, mais estrutura e UTI , se necessário, sem sucesso devido à superlotação dos hospitais.

Foi aí então que o médico resolveu começar o tratamento de imediato na enfermaria Covid que está preparada com toda estrutura de isolamento, medicamentos e profissionais exclusivos para aquela ALA.

Ela fica ao lado de uma semi-intensiva (oxigênio, monitor multiparâmetros, carrinho de parada), se assim fosse necessário, realizando exames para o acompanhamento e cuidados gerais, principalmente com a hipertensão arterial

A resposta ao tratamento foi maravilhosa durante todos os dias, e para surpresa de muitos e alegria de todos, a anciã recebeu alta médica nesta quinta-feira (27).

 

Folha Patoense