A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, à 00 hora desta quinta-feira (2), a Operação Semana Santa 2026 em todas as rodovias federais da Paraíba. A mobilização, que se estende até as 23h59 do domingo (5), faz parte da Operação Nacional de Segurança Viária e tem como meta prioritária a preservação de vidas, alinhando-se ao compromisso global de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030.

O feriado da Semana Santa é tradicionalmente marcado por um aumento significativo no fluxo de veículos em viagens intermunicipais e interestaduais. Esse cenário eleva o risco de sinistros graves, especialmente aqueles causados por comportamentos imprudentes ao volante.

Neste ano, a fiscalização terá um olhar rigoroso sobre as ultrapassagens proibidas. Nos últimos anos, aumentaram as estatísticas de sinistros de trânsito no Brasil em que a causa principal foi este tipo de ultrapassagem, resultando em colisões frontais de alta letalidade. Além de coibir manobras em locais não permitidos, a PRF alerta para os perigos de ultrapassar vários veículos de uma vez ou realizar a manobra sem a distância de segurança necessária, mesmo em trechos permitidos.

Para garantir a fluidez e a segurança em trechos de pista simples, a PRF estabeleceu horários de restrição para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes (como bitrens e cegonhas). Veículos que ultrapassem 2,60m de largura, 4,40m de altura, 19,80m de comprimento ou 58,5 toneladas de PBTC não poderão circular nos seguintes horários:

Observação: Trechos de pista duplicada, como o percurso entre João Pessoa e Campina Grande, permanecem liberados para esses veículos.

A PRF reforça que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada. Antes de pegar a estrada, os condutores devem realizar a revisão preventiva do veículo, conferindo pneus, freios e luzes. É essencial planejar a rota, verificar as condições meteorológicas e garantir o descanso adequado antes de dirigir.Lembre-se: Respeite os limites de velocidade, jamais consuma bebida alcoólica antes de dirigir e utilize sempre o cinto de segurança. Uma viagem segura começa com a sua atitude.

Por Ascom/PRF-PB - tvsabugi
Estava foragido ICE prende Alexandre Ramagem nos Estados Unidos
Morte na Pedreira Homem morre soterrado em pedreira na zona rural de São José do Sabugi
Polícia em combate Polícia Militar apreende explosivos, drogas e munições em operação em São Mamede (PB)
Nova Condenação Pediatra Fernando Cunha Lima é condenado a 20 anos em nova sentença por estupro de criança
Com Drone, não! Moraes proíbe drones perto da casa onde Bolsonaro cumpre prisão
Lei Antifacção Lula sanciona Lei Antifacção e ressalta prisão de magnatas do crime Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas