O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou seu apoio à permanência de Dilma Rousseff na presidência do Banco dos BRICS, durante uma coletiva de imprensa realizada após a cúpula do bloco, informou a agência Sputnik. Putin destacou que a Rússia propôs estender o mandato da ex-presidente brasileira à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).
“A Rússia propôs estender a presidência do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS”, informou Putin.

Durante a cúpula, Dilma Rousseff, que atualmente lidera o NBD, reforçou a importância da ampliação do bloco e defendeu o aumento dos financiamentos em moedas locais, substituindo o uso do dólar em transações entre os países membros. Em reunião com Putin na última terça-feira (22), Dilma argumentou que os países do Sul Global – termo utilizado para descrever nações emergentes ou em desenvolvimento – enfrentam grandes desafios financeiros e precisam de mais investimentos.

Ela afirmou que, embora já tenham sido realizados investimentos consideráveis, ainda são insuficientes para atender às necessidades das nações do BRICS. Dilma destacou o compromisso do NBD em facilitar o financiamento de projetos, tanto públicos quanto privados, em moedas nacionais. “Disponibilizar financiamento em moeda local através de plataformas específicas é fundamental para atender às demandas dos países do bloco”, ressaltou a ex-presidente brasileira.

Putin elogiou a atuação de Dilma Rousseff à frente do NBD, destacando a importância do uso de moedas nacionais para aumentar a independência financeira dos países-membros e reduzir os custos relacionados à dívida externa. O presidente russo também mencionou que essa estratégia ajuda a minimizar riscos geopolíticos e fortalece o desenvolvimento econômico dos países do BRICS. A 16ª cúpula do bloco foi realizada em Kazan, Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubro.
Agência Brasil
A COP30 avança COP30: ‘É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas’, diz Lula
Donald Trump Jornais e TVs dos EUA se recusam a cumprir censura prévia do Pentágono imposta por Trump
Orgulho da gente Professor da UEPB, natural de São Mamede, integra lista de pesquisadores mais influentes do mundo
América em choque Trump diz que vai usar ‘toda a força’ contra Maduro na Venezuela; EUA deslocam navios de guerra para a costa do país
Lula e os Lideres Lula e outros líderes convocam instituições em defesa da democracia
Ter retorno seguro Hugo Motta aciona Itamaraty para garantir retorno seguro de Cícero Lucena, que está em Israel Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Tempo limpo