Quarta, 19 de Junho de 2024
83 98747 9281
Educação Campeões na China

João Azevêdo recepciona estudantes paraibanos premiados em competição internacional de tecnologia

João Azevêdo recepciona estudantes paraibanos premiados em competição internacional de tecnologia

05/06/2024 06h53 Atualizada há 2 semanas
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
João Azevêdo recepciona estudantes paraibanos premiados em competição internacional de tecnologia

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (4), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, os estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), premiados na etapa mundial da Huawei ICT Competition 2023-2024, que aconteceu na China. Os estudantes paraibanos conquistaram medalhas de 1º lugar em Inovação (Innovation), 2º lugar em Rede (Network) e em 3º lugar na categoria de Computação em Nuvem (Cloud). A competição aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio, em Shenzhen, e atraiu mais de 170 mil estudantes.

São Mamede

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou as ações do governo para fomentar a pesquisa e a inovação e celebrou os resultados conquistados por estudantes paraibanos. “É uma alegria celebrar a conquista de nossos estudantes que se destacam na pesquisa, área que tem recebido importantes investimentos do nosso governo. São mais de R$ 300 milhões investidos em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, também investimos no radiotelescópio Bingo, na universalização do programa Primeira Chance para estudantes do ensino técnico porque entendemos que educação, pesquisa e ciência transformam vidas”, frisou.

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira, destacou o nível de excelência dos estudantes paraibanos e a importância dos investimentos em educação. “Essa é uma conquista do nosso país e da Paraíba tendo em vista que se trata de uma competição internacional. Nós tivemos a oportunidade de vivenciar um momento de confraternização da tecnologia, da ciência e do conhecimento, demonstrando que quando se dá oportunidades, nos destacamos e mostramos que investir em educação dá retorno”, declarou.

DODOKA

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, ressaltou que o resultado da competição atesta o nível de formação dos estudantes do Ensino Superior da Paraíba. “O IFPB foi premiado em três categorias, concorrendo com equipes de nível mundial, mostrando a força e a capacidade de inovação e a boa formação que nós damos aos nossos estudantes aqui no estado da Paraíba”, disse.

O diretor de Relações Públicas da Huawei, Victor Lorran, parabenizou o Governo do Estado por priorizar a educação e a pesquisa, ganhando destaque internacional. “Eu fico feliz de ver as ações tocadas na Paraíba e vemos que esse é um estado comprometido com a educação, os estudantes mostraram que são capazes e essa conquista é um fator transformador na vida de cada um. Eu parabenizo essa vitória do Brasil, da Paraíba e do IFPB, a tecnologia é algo que permeia todas as profissões e irá modificar as próximas gerações”, comentou.

Sobre as premiações – A equipe campeã foi premiada pelo desenvolvimento de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, para gerar conteúdos de disciplinas Steams (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para os professores de ensino fundamental e médio, habilitando-os e alinhando-os para as demandas tecnológicas da nova indústria. Com isso, os alunos são capazes de sair com habilidades para a indústria 4.0. A solução envolveu também a apresentação de um protótipo de CNC  (sigla em inglês de Controle Numérico Computadorizado) de baixo custo, construída por um aluno do ensino integrado, do curso de Eletrotécnica, o qual funciona em conjunto com a plataforma digital, possibilitando que os alunos vejam na prática, e dentro de sala de aula, os conteúdos ensinados.

COLÉGIO AUTENTICO

O estudante do curso técnico de Eletrotécnica, Emerson Medeiros, natural da cidade de São Mamede no Vale do Sabugi, região metropolitana de Patos, aluno do IFPB da capital do Sertão, que irá iniciar o curso de Engenharia Civil, destacou a alegria de ter o trabalho de sua equipe premiado internacionalmente. “Nós apresentamos uma ferramenta educacional em que visamos mudar o ensino, preparar o aluno para o mercado de trabalho, para a indústria 4.0. Foi uma experiência incrível fazer parte de tudo isso e alcançamos ótimos resultados”, comemorou.

A vereadora Eva Lucena (União Brasil), apresentou reqauerimento, na última Segunda-feira (03/06), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de São Mamede, solicitando que a Casa Manoel Etelvino de Medeiros faça uma bela homenagem ao estudante Samamedense que representou, tão bem, o nosso município na China. O requerimento foi acatado por seus pares naquela casa legislativa municipal.

med patos

Outro destaque do IFPB na Huawei ICT Competition foi a obtenção do 2° lugar na trilha Network, fruto do esforço dos alunos José Galvão, Márcio Abrantes e Wesley Porto, sob a tutoria do professor Marcelo Portela. Já na trilha Cloud, o IFPB subiu ao pódio com a conquista dos estudantes Abraão Borges, Pedro Sousa e Vinícius Silva, capitaneados pelo professor Michel Dias, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB.

Analise

“Esse é um ponto importante no pilar de formação do nosso estado e comprova que uma instituição pública, gratuita e que oferece ensino de qualidade mostra seu valor em uma competição internacional, com a participação de representantes de mais de 80 países. Nosso estado tem valores de excelência porque temos pessoas do Sertão ao Litoral compondo as equipes”, evidenciou o professor Michel Dias.

A competição – O Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC desenvolvido pela Huawei para estudantes em todo o mundo. Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.

Assis autopeças

O vice-governador Lucas Ribeiro; o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes; e o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Giuseppe Guido, estiveram presentes.

São Mamede, PB
Atualizado às 16h06
30°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

31° Sensação
8.25 km/h Vento
48% Umidade do ar
28% (0.17mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 22° Máx. 30°

Tempo nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado
Anúncio