Quarta, 19 de Junho de 2024
83 98747 9281
Cidades Gratuidade aprovada

Assembleia aprova gratuidade do transporte intermunicipal em dia de eleição

Assembleia aprova gratuidade do transporte intermunicipal em dia de eleição

05/06/2024 06h32
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Assembleia aprova gratuidade do transporte intermunicipal em dia de eleição

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a gratuidade do transporte intermunicipal nos dias de realização da votação de pleitos eleitorais. O PL 2.266/2024, apresentado pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Adriano Galdino tem o objetivo de minimizar possíveis que impeçam a participação ativa da população no dia da eleição.

Atacadão Cabral

Para o presidente Adriano Galdino, é fundamental que o poder público proporcione ao cidadão meios para que no dia da eleição ele possa exercer o seu principal direito de cidadania, que é o voto. O parlamentar esclarece que o eleitor poderá comprovar seu domicílio eleitoral através do título de eleitor ou por meio do app E-Título.

“É uma lei de nossa autoria que dialoga com o direito fundamental do cidadão, que é o direito a voto. Às vezes o cidadão não tem dinheiro para pagar a sua passagem para exercer seu direito de voto. Então, é uma lei para garantir às pessoas que não têm capacidade financeira o poder de usar a gratuidade para exercer seu direito de voto”, explicou Galdino.

med patos

O plenário da Casa de Epitácio Pessoa aprovou ainda o Projeto de Lei 1.368/2023, proposto pela deputada Jane Panta, que institui mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência institucional contra mulheres no Estado da Paraíba. O texto define violência institucional qualquer ato, seja comissivo ou omissivo, praticado por agentes públicos durante o exercício de função pública, que prejudique o atendimento adequado à mulher, ofendendo sua integridade, dignidade ou saúde física e mental.

A proposta também estipula que qualquer pessoa, ao presenciar ou ter conhecimento de atos que configurem essa violência, deve reportá-los imediatamente à autoridade policial ou aos superiores, sob pena de prevaricação. “Estas práticas podem submeter vítimas e testemunhas a um segundo trauma, o que é absolutamente inaceitável. Portanto, é essencial penalizar e coibir tais ações vexatórias por parte de agentes públicos”, justificou a deputada.

Guilherme Auto Peças

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Agência ALPB/tvsabugi

São Mamede, PB
Atualizado às 16h06
30°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

31° Sensação
8.25 km/h Vento
48% Umidade do ar
28% (0.17mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 22° Máx. 30°

Tempo nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado
Anúncio