A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar da 3ª CIA/3º BPM, realizou na manhã desta sexta-feira (05/5), visitas as escolas da comunidade rural de Serra Branca e Verdes Pastos, onde na oportunidade foi desenvolvido aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD.

Segundo o Capitão Carneiro, que o intuito do PROERD é implementar na rotina pedagógica de cada escola as noções básicas de prevenção primarias e que as crianças fiquem mais segurança e tomem cada vem mais atitudes responsáveis, e que ações do PROERD se estenderá a todas escolas do município de São Mamede.

A Secretária de Educação, Profª Jardivania Borges, falou sobre a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência na vida dos alunos. “O PROERD ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. O Programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis”, explicou a Secretária.
Para o Prefeito Dr. Jefferson o intuito desse Programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida e a importância de manter-se longe das drogas e da violência. “Agradeço a Polícia Militar, por ensinarem aos nossos alunos as habilidades necessárias para se manterem longe desse mal”, destacou.

O PROERD é um programa idealizado pelos Policiais Militares, em ação conjunta com as escolas e famílias, com a finalidade de prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, visando a valorização da vida. Os policiais que desenvolvem o projeto são devidamente treinados e utilizam material próprio que potencializa a prevenção ao assunto em sala de aula, apresentando as influências que contribuem para o uso de drogas e violência, desenvolvendo nos alunos habilidades para resisti-las.

Texto: Zé Luiz Mineiro
Vídeo e fotos: Ewerton Iran
Isenção do ENEM Enem 2026: período para pedir isenção da taxa termina na próxima sexta-feira
Projeto Aprendizagem Prefeitura de São Mamede lança Ciclo 2026 do Projeto de Recomposição da Aprendizagem
IFS/PB será em Patos Diário Oficial da União traz criação do IFSertãoPB com sede em Patos
Ministro da Educação Leonardo Barchini será o novo ministro da Educação, anuncia Lula
Medalha E. Pessoa Assembleia Legislatva concede Medalha Epitácio Pessoa às juízas Rosimeire Ventura e Flávia Batista
São Mamede é Ouro São Mamede dá salto histórico na Alfabetização e Recebe Selo Ouro em Brasília Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado