Segunda, 04 de Julho de 2022 04:09
Tecnologia Energias

Energia Eólica em debate: Audiência Pública irá discutir os impactos das usinas eólicas na Paraíba

Energia Eólica em debate: Audiência Pública irá discutir os impactos das usinas eólicas na Paraíba

18/06/2022 09h36
12.817
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Energia Eólica em debate: Audiência Pública irá discutir os impactos das usinas eólicas na Paraíba
Nesta segunda-feira (20), a partir das 09:00 horas, será realizada uma Audiência Pública no território da Borborema para debater os impactos dos grandes projetos de energias renováveis que se instalaram na Paraíba.

O evento acontece no município de Esperança, no Ginásio Esportivo “O Ninão”, e retoma as discussões que foram levantadas pelas mulheres agricultoras da Borborema durante a 13ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em maio passado.
Machadao

A audiência é uma propositura da Frente Parlamentar Ambientalista, a partir de uma iniciativa da deputada estadual Estela Bezerra (PT) e vai ouvir especialistas nas áreas jurídica e de energia renovável, além de testemunhos de mulheres agricultoras de Pernambuco que vivem numa área onde houve a instalação de um parque eólico em 2015.


A instalação dos grandes parques eólicos vem trazendo diversos transtornos para o povo nordestino. Entre os principais impactos, está a emissão de ruído pelas hélices das torres, com
consequências negativas para a saúde humana como distúrbios do sono, enxaqueca e estresse;
interferência nas rotas de aves; danos aos sistemas ambientais, aterramento de lagoas, poços e a remoção de vegetação. A construção de estradas (ou das próprias usinas) também acarreta danos aos moradores: rachaduras nas moradias e poeira excessiva, que causam problemas de saúde especialmente em crianças e idosos.

Farão parte do encontro representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Marcha pela Vida das Mulheres.

A audiência também terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do mandato da deputada Estela Bezerra e do Polo da Borborema.

Como medidas para evitar a contaminação por Covid-19, todos os/as participantes devem estar de máscara e as cadeiras no estádio serão postas com distanciamento de um metro entre elas.  
Ascom