Segunda, 04 de Julho de 2022 03:14
Entretenimento Cancelado

José Aldemir cancela o Xamegão de Cajazeiras e anuncia dois dias de São João fora de época durante semana da cidade

Prefeito José Aldemir cancela o Xamegão de Cajazeiras e anuncia dois dias de São João fora de época durante semana da cidade

19/05/2022 23h56 Atualizada há 1 mês
22.303
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
José Aldemir cancela o Xamegão de Cajazeiras e anuncia dois dias de São João fora de época durante semana da cidade

O tradicional Xamegão, a maior festa junina de Cajazeiras, foi cancelada pelo prefeito Zé Aldemir neste ano. Ao invés de realizar o evento em junho, recebendo o maior número de visitantes na terra de Padre Rolim, o prefeito anunciou que vai promover pelo menos dois dias de festa alusiva ao São João, mas dentro da programação da semana da cidade, que acontece entre os dias 13 e 14 de agosto, um verdadeiro São João fora de época, quebrando uma tradição de várias décadas.

Aldemir alegou que o município não tem condições financeiras para bancar evento que dispute público com o São João de Patos e de Campina Grande. Sendo assim, a prefeitura vai promover uma espécie de Xamegão fora de época “para não passar em branco”, como disse o prefeito.

1° dia de Xamegão em Cajazeiras-PB 2017 - YouTubeEncerramento do Xamegão, Multidão superlota o terreiro do Forró em Cajazeiras. Veja as Fotos! – ClickCZ ClickCZ

“A festa de São João, eu invés de realizar durante o período junino, nós não podemos concorrer com Campina Grande, nós não podemos concorrer com Patos, que são festas gigantescas, que fazem aquisição de bandas renomadas muito caras, nós não temos essa condição, e para não concorrer com esses municípios nós tivemos o entendimento de abrir o Xamegão fora de época para não passar em branco, na semana do município”, explicou Zé Aldemir.

“Não sei se o dinheiro vai dar para fazer o dia 15. Se der eu faço três dias, mas se não der eu faço dois dias, de forma que não deixe passar batido o São João, mesmo fora de época”, acrescentou.

Fim de uma era?

Até meados da primeira década dos anos 2000, o Xamegão era a maior festa junina do Sertão paraibano, com artistas de renome nacional do forró, do axé e da MPB, a exemplo de Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Aviões do Forró, entre outros. Mas nos anos seguintes a festa foi perdendo força para o carnaval, que hoje recebe muito mais recursos públicos e privados.

A festa chegou a durar quase trinta dias, mas nos últimos anos era visível a perda de interesse dos prefeitos em investir no Xamegão, que passou a acontecer dentro de apenas uma semana. Definhando financeiramente, a tradicional festa junina de Cajazeiras, hoje, é praticamente apenas uma saudosa lembrança.

Fonter: Diário do Sertão