Sexta, 28 de Janeiro de 2022 16:32
Saúde Saúde

Secretário fala sobre saúde da Paraíba na Vale fm de Santa Luzia

Secretário fala sobre saúde da Paraíba na Vale fm de Santa Luzia

27/12/2021 11h31 Atualizada há 1 mês
8.404
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Secretário fala sobre saúde da Paraíba na Vale fm de Santa Luzia

O secretário de Saúde do estado da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, durante entrevista nesse Domingo (26), ao meio dia, no Programa Agenda da Semana com Gilberto Martins na Vale fm de Santa Luzia, confirmou que o surto de gripe que atinge cidades do Estado já era esperado. Ele afirmou que a situação já se caracteriza como uma epidemia e deve se alastrar por toda a Paraíba.

Nós já prevíamos o surgimento desses surtos e posteriormente epidemia em todo o Estado. Estamos com João Pessoa, Campina Grande, Guarabira com uma alta demanda nas Upas… no caso da gripe, não temos notificação dos casos leves, só os que apresentam internamento, mas já se caracteriza uma epidemia que deve se alastrar pelo Estado.

O secretário da saúde da Paraíba Geraldo Medeiros afirmou que é preciso a população continuar utilizando a máscara, manter distanciamento social e usar álcool em gel sempre que necessário, os mesmos meios de proteção da covid-19”.

Geraldo Medeiro ainda afirmou que a vacina disponibilizada neste ano pelo Ministério da Saúde não é eficaz contra a nova variante gripal, a H3N2 Darwin. O Estado espera a disponibilização de novo imunizante, o que deve ocorrer apenas em março de 2022.

Recenemos vacinas em abril e aplicamos em 86% da população, isso não protege contra esse linhagem, descoberta na Austrália, temos que aguardar até o final de março, quando receberemos a nova vacina que já combaterá a nova variante, afirmou o secretário Geraldo Medeiros.

Telemedicina

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba está desenvolvendo um aplicativo para consultas em telemedicina. O secretário Geraldo Medeiros disse que os casos da gripe são leves, as consultas neste modelo devem auxiliar na epidemia.

Durante a entrevista concedida à Gilberto Martins na Vale fm, 102,5 de Santa Luzia, o secretário Geraldo Medeiros, da Saúde da Paraíba, chamou a atenção da população sobre o perigo que se aproxima de nosso estado como é o caso da Ômacrom, variante que vai causar internações hospitalares e até mesmo um grande número de óbitos, principalmente para aqueles que não foram vacinados. A nossa preocupação é com os que evitaram a vacinação no tempo adequado ao combate a Covid-19. Oferecemos campanhas de orientação sobre os cuidados para com a saúde e até mesmo com a vida.

Sobre medicação (hidroxicloroquina e Ivermectina, etc.), orientada por pessoas leigas ao assunto da pandemia, o secretário Geraldo Medeiro afirmou ser uma grande falta de respeito por parte dessa gente para com a população Brasileira.

Em se tratando da campanha do governo do estado, "Opera Paraíba", o secretário de saúde estadual elogiou o desempenho das equipes de saúde em todas as áreas usadas no atendimento a população carente da Paraíba. Foi um verdadeiro sucesso, e ainda temos muito o que realizar na área da saúde pelo povo Paraibano.

Durante a entrevista, o secretário de saúde do estado Geraldo Medeiros elogiou o trabalho desenvolvido na Paraíba pelo atual secretário da SEDAP Efraim Morais, que, desde a condição de deputado estadual, deputado federal, senador e agora secretário da Agricultura do estado da Paraíba, tem desempenhado um trabalho voltado para os mais necessitados, se tornando um grande auxiliar do governo João Azevedo, administrador que a Paraíba tanto precisa. Atualmente contamos com um grande colaborador para todo o estado, que é o deputado federal Efraim Filho, pré-candidato a senador nas eleições do próximo ano.

Para Geraldo Medeiros, o deputado federal Efraim Filho Líder do (DEM) e coordenador da bancada Paraibana no Congresso Nacional, é uma grande esperança política para nossa população, por um trabalho que ele já vem demonstrando com sua atuação parlamentar.

Geraldo Medeiros também chamou a atenção de nós Paraibanos quanto os cuidados com doenças que já são corriqueiras em nosso País: Dengue, Zica e Chikingunya, são doenças esquecidas pela população devido a pandemia da Covid-19, provocando o ressurgimento de doenças que haviam sido controladas.

Durante 53 minutos o Secretário Geraldo Medeiros, em sua participação no Programa Agenda da Semana com Gilberto Martins na Vale fm de Santa Luzia, fez apelo para que o Paraibano se cuide e se proteja para evitar o retorno da Covid-19, porque a Covud-19 não acabou. Não temos como proteger os Paraibanos se não temos sua aceitação ao nosso chamamento para continuar usando os métodos de proteção no combate a esse mal que tanto tem prejudicado a aúde do povo brasileiro, disse o secretário da saúde da Paraíba.

Gilberto Martins/tvsabugi