O PLP 150/2020 é um projeto de lei complementar que permite aos servidores públicos civis e militares das áreas de saúde e segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço — a contagem nesse período foi "congelada" por lei aprovada em 2020. Esse PLP foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 16 de dezembro e agora aguarda análise no Senado.

O autor do projeto é o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP). O relator da matéria na Câmara foi o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG). Ambos atuaram na Polícia Militar: Derrite em São Paulo e Gonzaga em Minas Gerais.
Segundo Guilherme Derrite, “o projeto apenas corrige uma injustiça com esses profissionais que estiveram na linha de frente durante o tempo mais duro da pandemia". Gonzaga, por sua vez, afirmou que “esses servidores salvaram muitas vidas, e também muitos deles perderam suas vidas”.

Para efetivar a mudança, a proposta prevê alterações na Lei Complementar 173/2020. Essa lei destinou recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento da pandemia de covid-19, mas em contrapartida estabeleceu restrições no crescimento de despesas com pessoal — como a não contagem do tempo de serviço nesse período (maio de 2020 a dezembro de 2021) para o cálculo de benefícios como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio.

O texto também prevê a proibição do pagamento de atrasados devido à contagem do tempo nesse período e especifica que o pagamento retornará em 1º de janeiro de 2022.
Fonte: Agência Senado
Consciência Negra Novo feriado nacional cai em uma sexta e vai garantir fim de semana prolongado
Imposto Rural Declaração do imposto sobre imóveis rurais pode ser feita por internet
Fim da compulsória Conselho Nacional de Justiça acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz
Urna eletrônica Urna eletrônica é patrimônio da democracia, diz presidente do TSE
Regras de conduta Fachin vai propor no CNJ regras de conduta para juízes
Queda do desemprego Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 35°
Tempo limpo