Após uma reunião no Palácio da Alvorada, com membros da empresa nacional Marcopolo, o presidente Jair Bolsonaro dirigiu, nesta segunda-feira, 29, um ônibus elétrico rumo ao Palácio do Planalto. Ao desembarcar, ele posou para uma foto e subiu a rampa.
As imagens foram disponibilizadas nas redes sociais do presidente e de um assessor. A imprensa nacional questionou à Secretaria de Comunicação da Presidência se o líder do Executivo possui carteira de motorista categoria D, que possibilita conduzir veículos do tipo, mas até o momento a pergunta não foi respondida.

O chefe do Executivo estava acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e dos ministros Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (GSI), Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
Antes de deixar a residência oficial, Bolsonaro falou sobre a importância da tecnologia verde para o país e elogiou o que caracterizou de “espírito empreendedor” do presidente da Marcopolo.
“Recebemos a visita do Mauro Bellini, da Marcopolo, apresentando um ônibus para nós, um projeto que começou há 4 anos. Tem tudo a ver com a modernidade. Primeiro, elogiar o espírito empreendedor e a sua crença em nosso país. Ele é um protótipo, custa caro ainda, mas a tendência é baixar o preço. Nós colaboramos para mudar ainda mais a forma de se fazer transporte no mundo. Tem a autonomia de 200 km e tem tudo para dar certo. No Brasil, como estamos na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), acabando agora, é um exemplo para o mundo não só na sua preservação ambiental. Diferentemente do que se divulga no mundo afora, o Brasil é um exemplo para o mundo e, inclusive, vem reflorestando. E isso aqui vem colaborar com isso aí”, destacou.
Combustíveis
O presidente também falou sobre a constante alta dos preços de combustíveis no Brasil: “As causas disso são algumas, e isso daqui (ônibus elétrico) vem nos ajudar, e muito, na preservação do meio ambiente e na capacidade de negócio. O Brasil está sendo reindustrializado”, completou.
Bellini relatou que a produção dos veículos auxiliará na geração de empregos.
“A ideia é mostrar a capacidade que a indústria nacional tem para investir na tecnologia, para trazer o que há de melhor no mundo para ser produzido aqui no Brasil, gerando empregos e incentivando esse parque industrial”.
Já o diretor de engenharia da Marcopolo, Renato Florence, apontou que esse é o primeiro ônibus 100% elétrico produzido inteiramente no Brasil.
O ministro Paulo Guedes indicou que a tecnologia verde é uma alternativa para baratear o preço dos transportes públicos.

“É uma celebração do empreendedorismo brasileiro. Tecnologia verde, transporte urbano de massa buscando baratear o preço, o acesso do trabalhador brasileiro com esse aumento que está tendo de energia no mundo inteiro. É o Brasil reagindo com a tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte de massa”, pontuou.
Veja o vídeo (Reprodução/ Redes Sociais)

*Com informações do Correio Braziliense
Nova Patente Pesquisadores da UFPB transformam soro de leite e caju em espumante e iniciam processo de patente: "bebida saborosa e sustentável"
Fim de Contrato ALPB aprova projeto que garante cancelamento de assinaturas de serviços de forma virtual
Capacitação na Saúde Secretaria Municipal de Saúde de São Mmaede realizou capacitação para os agentes comunitários de saúde
Chuvas no Sertão Confira o volume de chuivas nas últimas 24 horas no Sertão Paraibano
Efeito estufa, não ALPB aprova política de incentivo a empresas na produção de créditos de carbono
Internet Rural Comunidades rurais em São José do Sabugi são contempladas com internet Wi-Fi gratuita Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas