Terça, 07 de Dezembro de 2021 18:58
Saúde Vascular

Criado tratamento de isquemia crítica em Campina Grande

Criado tratamento de isquemia crítica em Campina Grande

10/11/2021 19h32 Atualizada há 4 semanas
14.783
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Criado tratamento de isquemia crítica em Campina Grande

A Secretaria de Saúde de Campina Grande implantou um novo serviço e fluxo de atendimento que vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes vasculares, aqueles que apresentam doenças arteriais com obstruções que evoluem para isquemias críticas, a exemplos dos pacientes com o chamado pé diabético.

Pacientes que antes passavam mais de um mês esperando uma transferência para João Pessoa, que é a cidade referência para estes casos, agora recebem atendimento em Campina Grande. Eles são acolhidos nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), instaladas no Dinamérica ou Alto Branco, e encaminhados para realizar os procedimentos em uma clínica particular conveniada com a Secretaria de Saúde.

São realizados os procedimentos de angioplastia, angioplastia by pass e arteriografia, medidas não cirúrgicas para aumentar o fluxo sanguíneo, o que reduz as complicações. “É um avanço muito grande para esses pacientes porque esse era um vazio assistencial que nós tínhamos na cidade”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

A isquemia crítica é uma forma mais avançada da doença arterial periférica e se caracteriza por dor isquêmica de repouso e úlceras ou gangrena. A demanda na cidade era alta, portanto, a ideia foi de minimizar o tempo de atendimento e agora quem tiver o problema e precisar de urgência no atendimento poderá ser internado em uma das UPAs da cidade onde fará o tratamento.

Os pacientes precisam ser moradores da cidade de Campina Grande, pois o serviço visa ao atendimento rápido da população local, com recursos próprios da Secretaria de Saúde. Pacientes de outros municípios continuam sendo encaminhados para João Pessoa, devido à pactuação de recursos.

Exame de isquemia

 

Codecom PMCG