Sexta, 24 de Setembro de 2021 99 99999-9999
Especiais Homenagem

Durval Travassos da Rocha "Seu Durval da Farnácia" Pedro Oliveira

Durval Travassos da Rocha "Seu Durval da Farmácia"

12/08/2021 18h05 Atualizada há 1 mês
9.705
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Durval Travassos da Rocha
Quem não conheceu em Patos o tradicional. DURVAL DA FARMÁCIA?
Certamente existem algumas pessoas, sobretudo, os mais jovens, que não tiveram o privilégio de conhecer aquela extraordinária figura humana.
Vejamos, portanto, apenas um pouco do muito que este homem representou para a nossa cidade.
Natural de Alagoa Grande, em 25 de janeiro de 1916, Durval Travassos da Rocha foi o primeiro dos 12 filhos do Coronel Sebastião Cirilo da Rocha e Dona Honorina Travassos da Rocha. Em sua terra natal iniciou os estudos, onde concluiu o curso de admissão, paralelo ao desenvolvimento de atividades agrícolas na propriedade do seu genitor.
Envolvido na esperança peculiar aos jovens, relaciona seus projetos iniciais de desenvolvimento na cidade de Patos, onde chegou no dia 11 de novembro de 1937, numa terça feira, hospedando-se no Hotel Gelo Frio, de propriedade do Senhor Severino Farias, popularmente conhecido como Biu Farias. A primeira atividade se resumiu a uma colocação de vendedor na Casa Campos, pertencente ao Senhor Aristides Marques de Almeida, momento em que descobria sua vocação.
Em 04 de abril de 1941, deslocou-se com destino à Mina do Ouro, hoje Itajubatiba, no Vale do Piancó, onde gerenciou a sua primeira Farmácia, em sociedade com Carlito Mendes Caminha, atendendo aos mineiros e todos os povos da proximidade da Vila.
Com a experiência adquirida no ramo, chegava a hora de retornar a Capital do Sertão, precisamente no dia 17 de julho, abria em Patos a tradicional DROGA SOCORRO, situada na na Rua do Prado, número 85, capacitado para o exercício da profissão pelo Conselho Regional de Farmácia da Paraíba.
Seu Durval nunca foi um homem de grandes ambições e dentro de um padrão exemplar, constituiu sua família ensinando aos seus filhos o caminho da dignidade, através do trabalho. Encerrou suas atividades comerciais no ano de 1998, com uma vasta folha de serviços prestados no campo da saúde, gosando de uma imensa credibilidade durantel toda sua vida que atuaou em sua atividade farmacéutica em nossa cidade.
Na política, Seu Durval tambèm teve una participação ativa, sem, no entanto, defender objetivos pessoais ou fugir de sua linha de pensamento. Sempre fiel aos seus princípios, constituindo-se num dos mais autênticos pmdbistas de toda essa região, mesmo não tendo sido lembrado em momento algum pelas lideranças do partido, que de certa forma, chegaram a desprezar a sua grande parcela de colaboração. Opinava sempre, defendia a sua bandeira, e conseguia , desta forma, o jeito de continuar de bem consigo mesmo.
Como não lembrar, também Seu Durval sempre munido do ideal drservir, notadamente direcionado. às pessoas mais carentes, com inúmeras iniciativas solidárias. Na Maçonaria foi referência respeitável, onde foi membro. da Loja Augusto Simões, desta cidade.
Quem sabe, seja a homenagem de caráter simples, digna da importância do grande exemplo a ser seguido por todos aqueles que tiveram lições deixadas por um grande homem, que sempre optou pela humildade, a partir de sua própria alcunha, Seu Durval da Farmácia.
Saudades do meu irmão:. amigo.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Por: Pedro Oliveira Alves.