O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (16), um alerta amarelo de chuvas intensas para 94 cidades na Paraíba. Além do aviso de chuvas, o órgão também renovou o alerta de vendaval, que deve atingir todo o estado até às 23h59 do domingo (19). O aviso indica perigo potencial na escala do órgão.



Municípios sob alerta amarelo

O Inmet também renovou o alerta amarelo de vendaval válido para os 223 municípios da Paraíba. Durante este alerta, o vento deve variar entre 40 km/h e 60 km/h e o risco de queda de árvores será baixo.
O aviso entrou em vigor na quarta-feira (15) e segue válido até as 23h59 de sábado (18). No domingo (19), o alerta continua para os mesmos municípios, com exceção de Cabedelo.


O Inmet utiliza um sistema de cores para classificar tipos de alertas meteorológicos. O perigo pode ser representado pelas cores amarela, laranja ou vermelha.
🟡 Alerta amarelo: classifica “perigo potencial” com chuvas que podem chegar de 20 a 30 milímetros por hora com ventos de até 60 km/h. O risco de corte de energia e quedas de árvores durante o alerta é baixo.

🟠Alerta laranja: classifica “perigo” com chuvas que podem chegar de 30 a 60 milímetros por hora com ventos de até 100 km/h. Durante o alerta existe risco para corte de energia, quedas de árvores e alagamentos e descargas elétricas.
🔴Alerta vermelho: é o aviso mais preocupante do Inmet e classifica “grande perigo”, com um volume de chuva que pode ser superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Durante o alerta há probabilidade de grandes danos e acidentes, com risco de alagamentos e transbordamento de rios, além de deslizamentos de encostas.

O Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento ou chuva, pois há risco de queda e descargas elétricas. O órgão também orienta que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Para as cidades sob alerta amarelo, o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado. No caso dos municípios sob alerta laranja, o Inmet recomenda o desligamento de aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Canais de atendimento
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Jornal da Paraíba - tvsabugi
Morre Laura Cardoso Morre atriz Laura Cardoso aos 98 anos, em São Paulo
O desemprego cai Em 11 estados, desemprego está abaixo da média do país; veja quais
Proibição da ANVISA Anvisa proíbe a fabricação e a venda de 12 produtos de limpeza; veja a lista com as marcas proibidas
Câmara de Sta. Luzia Câmara de Santa Luzia debate projetos e requerimentos voltados à saúde, turismo, infraestrutura e agricultura
Vendaval na Paraíba Inmet emite alerta de vendaval para 148 cidades do interior da Paraíba
Apoio ao Projeto Câmara de Santa Luzia reforça apoio ao desenvolvimento rural durante apresentação do Projeto ATeG Total II Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 35°
Parcialmente nublado