O projeto de lei (5811/2025), que amplia a licença-paternidade para 20 dias foi aprovado nesta quarta-feira (4), no Senado, e agora depende da sanção presidencial. 

O tema é debatido no Congresso Nacional há 19 anos, depois de apresentado pela ex-senadora Patrícia Saboya, em 2007, e relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA).
O projeto cria ainda o salário-paternidade como benefício previdenciário. O objetivo é equiparar a proteção à paternidade às garantias já existentes para a maternidade. O texto também permite dividir o período da licença.

Segundo o texto aprovado, a licença começa a valer de forma gradual.
Entre os argumentos para aprovação do projeto, está a possibilidade de maior participação dos pais nos cuidados com os filhos recém-nascidos ou adotados. Outro direito seria o de garantir estabilidade no emprego durante e após a licença.

No embasamento para a nova lei, a licença está descrita também como incentivo à igualdade de gênero no ambiente de trabalho, ao reconhecer a importância do papel paterno na criação dos filhos.
Quando foi aprovado na Câmara dos Deputados, em novembro do ano passado, o relator Pedro Campos (PSB-PE) afirmou que nenhum direito é mais fundamental do que o de nascer cercado de cuidado. O deputado lembrou que o tema era alvo de debates desde a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Ajuda para São João Governador Lucas Ribeiro anuncia recursos para apoiar o São João 2026o em 134 cidades e reforça apoio governamental em Campina Grande
Ação da OAB-PB OAB-PB pede afastamento de juiz após advogada ser retirada à força de audiência na Paraíba
Prefeituras do Vale IPS Brasil 2026: Várzea lidera ranking do Vale do Sabugi; região avança em qualidade de vida, mas enfrenta desafios em educação e meio ambiente
Na Comarca Residência na Comarca.
Leilão da CAGEPA LEILÃO DA CAGEPA: Veja quais são às 85 cidades que vão ter saneamento administrado por empresa espanhola - VEJA A LISTA
Fim da Dosimetria Moraes suspende aplicação da Lei da Dosimetria até análise no Supremo Tribunal Federal (STF) Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado