O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou nesta terça-feira (21) a decisão da Terceira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que havia autorizado a eleição do vereador Ailton Paulo de Souza para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Taperoá, no Cariri paraibano.

A decisão do STF atendeu a um recurso apresentado pelo também vereador George Doutorzinho, que argumentou que Dr. Ailton estava assumindo o terceiro mandato consecutivo à frente do Legislativo Municipal — o que é vedado pela jurisprudência do Supremo. O ministro Toffoli acolheu a tese, citando precedentes das ADIs 6688/PR, 6698/MS, 6714/PR e 7016/MS, que proíbem reeleições ilimitadas para o mesmo cargo da Mesa Diretora.

Com isso, Toffoli determinou a cassação da decisão do TJPB e restabeleceu o entendimento do juízo de primeiro grau, que havia concedido liminar impedindo a candidatura de Ailton.

No fim do ano passado, o desembargador Carlos Eduardo Leite Lisboa, do TJPB, havia autorizado Ailton a participar da eleição da Mesa Diretora, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025. No 1º grau, o juízo plantonista havia deferido liminar favorável ao pedido de indeferimento da candidatura. Insatisfeito, Ailton recorreu por meio de Agravo de Instrumento, buscando reverter a decisão — o que foi posteriormente derrubado pelo Supremo Tribunal Federal.
Blog Do Bruno Lira - tvsabugi
Aqui não, Trump. "Não se meta nas eleições no Brasil", diz Lula a Trump
Apoio total a Nabor Prefeita de Queimadas reúne as principais lideranças e declara apoio a Nabor Wanderley
Caindo pelas tabelas Prefeito do PSB rompe com João Azevêdo e anuncia apoio a Nabor Wanderley e Veneziano Vital ego para o Senado
Se fosse meu nome... Adriano Galdino defende Republicanos na vice de Lucas Ribeiro e diz que se seu nome já tivesse sido definido, Governo não teria perdido apoios
Soma de votos Daniella diz que vice de Lucas deve ser nome com condições necessárias e avaliado pelo grupo
Livres pelo TRE-PB TRE-PB rejeita por unanimidade ação contra o prefeito, o vice O ex-prefeito e mantém resultado das eleições em Santa Luzia Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas