O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) foi escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2026. A decisão foi comunicada durante reunião de líderes do Senado realizada nesta quinta-feira (13). A definição ocorre antes mesmo da atual composição da comissão votar o Orçamento de 2025.
A CMO é um colegiado essencial no Congresso Nacional, responsável por analisar e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define como o governo federal utilizará os recursos públicos. Todos os anos, há um revezamento entre a Câmara e o Senado na ocupação dos cargos de presidente e relator. Em 2025, um deputado presidirá a CMO, enquanto um senador ficará com a relatoria. Em 2026, esse arranjo se inverte, abrindo caminho para Efraim Filho assumir a presidência.

A escolha de Efraim também faz parte de um amplo acordo que visa destravar o funcionamento das comissões na Câmara dos Deputados. União Brasil e MDB disputavam a relatoria do Orçamento, posição considerada estratégica, pois define a destinação dos recursos da União ao longo do ano. O acordo fechado nesta quinta-feira prevê que, com um senador do União Brasil na presidência da CMO em 2026, um deputado do MDB ficará com a relatoria. O nome mais cotado para essa função é o do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Bulhões chegou a ser cogitado para assumir um ministério no governo Lula, mas acabou permanecendo no Congresso, onde seu nome é bem avaliado dentro do governo. Com a relatoria do Orçamento garantida para o MDB, o União Brasil deve presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, considerada a mais importante da Casa.

A presidência das comissões da Câmara deve ser definida em reunião na próxima terça-feira (18), e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pretende instalar os colegiados na quarta-feira (19). Já o Orçamento de 2025 será analisado pela CMO na terça-feira (18), com previsão de votação no plenário do Congresso na quarta-feira (20). No entanto, ainda há incertezas se a aprovação ocorrerá antes do fim de março.

Fonte83 - tvsabugi
Agricultura Familiar Feira Paraibana da Agricultura Familiar movimenta R$ 1,6 milhão nas transações comerciais
Incentico municipal Prefeitura de Pocinhos lança Bolsa Atleta Municipal
Expo Business Estudantes de escola em São José do Sabugi compartilham conhecimento sobre empreendedorismo em feira de negócios
Melhor para o bolso Isenção do Imposto de Renda será alívio direto no bolso de milhões de trabalhadores, diz Hugo Motta
Expofeira Paraíba Animais de várias raças, tamanhos e preços são atração na Expofeira Paraíba Agronegócios
PEC dos Precatórios Congresso promulga PEC que muda regras para pagamento dos precatórios Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Tempo limpo