O salário dos professores da Rede Municipal de Santa Luzia se destaca entre os maiores do estado da Paraíba, com o anúncio de um reajuste de 8% feito pelo prefeito Henry Lira na noite desta quarta-feira (22). O aumento, que começa a valer já a partir da folha salarial de janeiro, está significativamente acima do reajuste do piso salarial nacional e foi recebido com entusiasmo pela categoria.

Em 2024, o piso salarial nacional dos profissionais do magistério foi fixado em R$ 4.580,57 para 40 horas semanais e R$ 3.435,43 para 30 horas. Com o reajuste de 6,27% determinado pelo Governo Federal, os valores passam a ser R$ 4.867,77 (para 40 horas) e R$ 3.650,82 (para 30 horas). No entanto, em Santa Luzia, os docentes que atuam com carga horária de 30 horas semanais na Rede Municipal de Ensino, terão um aumento de 8%, o que eleva o salário para R$ 3.710,00.

Em seu pronunciamento, o prefeito Henry Lira ressaltou que o reajuste é uma forma de valorização dos profissionais da educação e um compromisso com a qualidade do ensino no município. "A exemplo da gestão do prefeito Zezé, ofereceremos em nosso governo um aumento acima do piso nacional em 2025. O salário, que é de R$ 3.650 em nível Brasil, passará a ser R$ 3.710 para os professores de Santa Luzia. Um aumento real de cerca de 8% no salário. Isso coloca Santa Luzia entre os maiores pisos salariais da Paraíba e é uma forma de agradecer a quem tanto fez e faz pela nossa educação", destacou o prefeito, que ainda prometeu anunciar, em breve, mais novidades para a educação municipal.

A secretária Municipal de Educação, Mária Lúcia Lira, também comentou sobre o reajuste, explicando que ele abrange toda a categoria de profissionais do magistério. "O reajuste beneficia os professores efetivos, aposentados, especialistas, coordenadores, supervisores e diretores. Toda uma cadeia de profissionais do magistério recebe esse reconhecimento e valorização da gestão, com um salário superior ao piso nacional, garantindo que o professor não perca o poder de compra", afirmou a secretária. Ela também ressaltou que o aumento de 8% é um esforço contínuo para reconhecer a importância desses profissionais, destacando o compromisso da gestão em oferecer um salário acima do piso em anos consecutivos.

ABONO DO FUNDEF
Além do reajuste salarial, o prefeito Henry Lira anunciou no último dia 18 a convocação de 128 professores e professoras que atuaram na Rede Municipal de Ensino entre 2002 e 2005 para o recebimento dos abonos relacionados aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O pagamento será realizado no dia 10 de fevereiro.

Com essas ações, a gestão de Henry Lira reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação, consolidando Santa Luzia como um dos principais municípios da Paraíba no que tange aos salários do magistério.
Ascom-PMSL - tvsabugi
Consulta ao 2º Lote Receita Federal abre consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda
Crédito especial Assembleia Legislativa aprova R$ 15,7 milhões para combustível emergencial na Paraíba sob cobrança da oposição
Receita aponta erros Receita identifica divergências de R$ 44 bi em créditos de PIS/Cofins
Pagamento 13º Governador Lucas Ribeiro anuncia calendário de pagamento do 13º salário de servidores da Paraíba
Reunião em Várzea Prefeito de Várzea se reúne com mineradores na busca de solução para funcionamento da atividade econômica na Serra do Poção
Fim da Escala 6x1 Fim da escala 6x1: estudos divergem sobre impactos no PIB e inflação Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas