OMinistério da Igualdade Racial (MIR) vai retomar os debates e a cooperação pela promoção da equidade racial no plano internacional, também no âmbito do Mercosul. Nesta perspectiva, a secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio, está na Argentina para representar o ministério na XV Reunião de Ministros e Altas Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes do Mercosul e Estados Associados (RAFRO), realizada nesta segunda-feira (8), no Espacio Memoria y Derechos Humanos, em Buenos Aires.

A atual presidência pro tempore do Mercosul é da Argentina e a partir do segundo semestre o Brasil assume o posto, tornando ainda mais relevante a presença do Ministério nas discussões. “Queremos compartilhar os desafios e os acúmulos do Brasil na formulação e execução de políticas promotoras de equidade. O MIR tem feito avanços importantes nesta agenda e entendemos que é o momento de fortalecer o bloco com a conexão entre as agendas social e econômica do Mercosul”, detalha Roberta Eugênio.

Durante a reunião, a secretária apresentou a trajetória de institucionalização da pauta da igualdade racial pelo poder público brasileiro desde a criação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, a SEPPIR, em 2003, até a recriação do Ministério da Igualdade Racial este ano, elencando as conquistas destes primeiros meses de gestão e o projeto de futuro na defesa dos direito das pessoas negras no Brasil e também a partir do Mercosul.

Na ocasião, também aconteceu o compartilhamento de boas práticas na formulação de políticas públicas focadas no enfrentamento às matrizes de desigualdade no acesso a direitos, além de discussões a respeito da participação dos Estados parte do MERCOSUL no Fórum Permanente dos Afrodescendentes da ONU, que acontecerá entre os dias 29 de maio e 2 de junho próximos, entre outros pontos de grande relevância para o avanço da promoção da igualdade racial na região.

A RAFRO foi criada em 2015 como órgão vinculado ao Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul, com o objetivo de assessorar e propor medidas, políticas e ações voltadas à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo. Tem como função coordenar as políticas e iniciativas que beneficiam as populações afrodescendentes dos Estados do bloco, além de promover e proteger seus direitos e sua inclusão nos processos de transformação econômica, política, social e cultural como atores fundamentais para o desenvolvimento da região.

Reunião sobre Direitos Humanos — O Ministério da Igualdade Racial também participará, na Agentina, dos debates na Comissão Permanente de Discriminação, Racismo e Xenofobia, dentro da Reunião de Altas Autoridades Sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), que no Brasil é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)
A Diretora de Ações Governamentais do MIR, Ana Míria Carinhanha, representará a pasta na comissão, que é um fórum relevante para fomento e integração de políticas de promoção dos direitos humanos a partir dos estados membros.

MERCOSUL - É um bloco que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, tendo a presidência exercida de maneira rotativa, por seis meses, pelos líderes dos países-membros. São países-associados do Bloco Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Secom - PR
Jornada de Trabalho Presidente do TRT na Paraíba diz que fim da escala 6x1 mantém lucro, motiva equipes e já deu certo em outros países
O Bailçe na Fazenda O Maior São João do Mundo é ununciado com a participação de Roberto Carlos no dia 14 de Junho
Chuvas Fortes Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva acimna da média no sertão Paraibano
Posse no TCE/PB TCE empossa Deusdete Queiroga e Taciano Diniz como conselheiros
Demarcação Assembleia Legislativa da Paraíba debate demarcação de terras indígenas no Litoral Sul
Quina sai para Sousa Apostador da cidade de Sousa no Sertão Paraibano fatura sozinho mais de 10 milhões de Reais na Quina Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas