Segunda, 17 de Maio de 2021 99 99999-9999
Saúde Covid-19

Lockdown seria 'fruto do fracasso de medidas de proteção', diz Queiroga.

Lockdown seria 'fruto do fracasso de medidas de proteção', diz Queiroga.

25/04/2021 11h54 Atualizada há 3 semanas
19.836
Por: Gilberto Martins Fonte: Uol Notícias
Lockdown seria 'fruto do fracasso de medidas de proteção', diz Queiroga.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, minimizou as críticas de Jair Bolsonaro (sem partido) à possibilidade de um "lockdown" (paralisação total das atividade) como opção para frear a pandemia do coronavírus. Ele também não fez menção direta aos comentários do presidente sobre usar ou não as Forças Armadas para impedir que estados e municípios realizem medidas de restrição.

Na visão do representante do governo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a alternativa mais radical, se adotada, simbolizaria um "fracasso" na adoção de "medidas não farmacológicas" (como uso de máscara, distanciamento social, entre outras).

O Ministério da Saúde não reage, ele age. Claro que se usarmos as medidas não farmacológicas, nunca vamos chegar ao lockdown. Lockdown é fruto do fracasso dessas medidas, e é nesse sentido que o presidente Jair Bolsonaro se manifesta", disse ele, em coletiva concedida na sede do ministério neste sábado, em Brasília. "Bom que fica bem claro. E as recomendações são para todos os brasileiros. Vamos trabalhar em um contexto para levar harmonia para a sociedade brasileira, para que consigamos vencer."

Desde que Queiroga assumiu o ministério, a gestão federal passou a defender ações que vêm sendo recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), especialistas e autoridades sanitárias desde o início da Panemia.