A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão híbrida desta quarta-feira (23), o projeto de Lei 3.160/2021, de autoria do deputado Cabo Gilberto, que dispõe sobre a elaboração de campanha com o objetivo de incentivar à Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras nas Áreas Rurais do Estado.
O projeto especifica que a fossa séptica biodigestora é uma estrutura de esgoto sanitário própria para o tratamento de dejetos humanos por meio da biodigestão, sendo que este sistema pode ser aperfeiçoado de acordo com a evolução tecnológica aplicada ao tratamento de resíduos.

Para o deputado Cabo Gilberto, a campanha de incentivo de instalação dessa fossas deve conter ações de conscientização dos moradores de áreas rurais sobre a importância da instalação de fossas sépticas para o meio ambiente, a disponibilização de informações sobre a prevenção de doenças, proteção aos lençóis freáticos e produção de adubo orgânico de qualidade para uso agrícola, além da orientação e assistência técnica para a execução dos projetos de instalação.
“As fossas sépticas favorecem a prevenção de doenças, a proteção dos lençóis freáticos e a produção de adubo orgânico de qualidade para uso agrícola. É fundamental que sejam divulgadas informações que incentivem os moradores de áreas rurais a instalar este mecanismo em suas propriedades”, justificou o deputado.
HOMENAGEM
O deputado Tião Gomes, através da apresentação do Projeto de Lei 3.534/2022, prestou homenagem ao ex-deputado Simão Almeida, dando seu nome ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que funciona na Cidade Universitária, em João Pessoa.
“Faço essa homenagem a Simão Almeida por ele ter sido um dos deputados mais ilustres. Estou aqui há 31 anos e posso garantir que ele foi um dos maiores tribunos que encontrei nesta Casa. A vida de Simão Almeida foi totalmente dedicada ao trabalho e à defesa da população, enfrentando inclusive a ditadura. Homenageá-lo com essa nomenclatura é o mínimo que eu poderia fazer”, declarou Tião Gomes.
O projeto foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa de Epitácio Pessoa.

SOSSEGO: município de interesse turístico da Paraíba
Os deputados aprovaram também o PL 3.255/2021, do deputado Buba Germano, classificando a cidade de Sossego, no Seridó paraibano, como sendo um município de interesse turístico. O deputado Buba Germano acrescenta que o município possuí belezas naturais e grande potencial turístico que merece ser explorado.
“Sossego é agraciado de um povo hospitaleiro, que sabe receber seus visitantes e mostrar a beleza da região. Esse projeto é fruto de um trabalho desenvolvido como uma estratégia para o nosso Seridó e Curimataú, denominada de Caminhos da Caatinga”, explicou o deputado Buba Germano.
Fonte: Agência ALPB
ALPB derruba Veto ALPB mantém aprovação de projeto que garante transferência de servidoras públicas vítimas de violência doméstica
Caminhão Basculante Deputado Murilo Galdino fez entrega de uma Caçamba Basculante para o município de Itaporanga no Vale do Piancó
Ações da Assembleia Assembleia Legislativa da Paraíba debate ações e aprova projetos em prol dos municípios sertanejos durante sessão itinerante em São Bento
Adutora para Patos Nabor sugere novo ramal da adutora Coremas/Sabugi como alternativa para abastecimento de Patos
Nova Federação Solidariedade e PRD formalizam federação, em Brasília; Eduardo Carneiro comanda bloco na Paraíba
Desembargadora João Azevêdo nomeia advogada Anna Carla Lopes como desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsas