O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou que a Paraíba vai estender o congelamento do cálculo do ICMS dos combustíveis por mais 60 dias. Assim, o valor nominal (sem considerar a inflação) para calcular o imposto estadual segue o mesmo até o dia 31 de março.
“Esse é mais um esforço dos estados na tentativas de atenuar os efeitos da política de preços dos combustíveis em vigência”, destacou o governador, em uma postagem na sua conta pessoal no Twitter nesta quinta-feira (27).
A decisão foi tomada pela Paraíba, em conjunto com os demais governadores do país e do Distrito Federal, e referendada pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) realizada hoje.
A estratégia, conforme pontuou João Azevêdo ao lembrar de uma nota divulgada ontem pelos gestores, é aguardar uma solução do governo federal, a quem atribuem a responsabilidade pelo preço alto nas bombas de combustíveis em todo o país.
Na nota que divulgamos, ressaltamos que continuamos aguardando soluções estruturais e definitivas para esse problema”, afirma o governador.
Dentre as demandas dos governadores, divulgadas na nota, é enfatizada a necessidade de rever a política de paridade internacional de preços dos combustíveis, “que tem levado a frequentes reajustes, muito acima da inflação e do poder de compra da sociedade”.
Ao Conversa Política, o secretário de estado da Fazenda, Marialvo Laureano, explicou que com o barril do petróleo podendo ultrapassar US$ 90, expectativa de alta e queda do dólar incerta, os governadores não querem pagar para ver, mais uma vez, Bolsonaro usar a decisão para colocar a culpada disparada dos preços nos estados.
Maior teto dos MEIs Câmara dos Deputados aprova aumento do teto do MEI para R$ 140 mil e perdão de dívidas
Fin da greve da CEF Após fim da greve, agências da Caixa na Paraíba reabrem nesta quarta-feira
Pagamento antecipado Prefeitura de Santa Luzia antecipa salário de setembro e concluiu pagamento de servidores nesta sexta-feira (25)
Bolsa Família Calendário do Bolsa Família 2026: datas de pagamento de setembro
15% do Bolsa Família Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família
Congresso Cheio Congresso vota nesta semana fim da escala 6x1 e "taxa das blusinhas" Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 38°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado