Monday, 04 de May de 2026
83 98747 9281
Paraíba Justiça

Judiciário investe no combate ao crime organizado e instaura 2ª Vara de Entorpecentes em João Pessoa

Judiciário investe no combate ao crime organizado e instaura 2ª Vara de Entorpecentes em João Pessoa

11/12/2021 20h43
Por: Gilberto Martins Fonte: tvsabugi
Judiciário investe no combate ao crime organizado e instaura 2ª Vara de Entorpecentes em João Pessoa

A Judiciário paraibano tem se planejado para dar uma resposta rápida, dentro de sua competência, no combate ao crime organizado. Inaugurou, ontem (9), a 2ª Vara de Entorpecentes no Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa. Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, anunciou que já se encontra em estudos avançados a instalação de duas Varas Especializadas em Organizações Criminosas.

“Existem processos com 60 a 70 CPFs de pessoas envolvidas nos crimes, então temos que agilizar os julgamentos. Queremos, assim, dar uma resposta à sociedade dentro do devido processo legal, de forma eficiente e transparente, para que a população saiba que o Poder Judiciário está preocupado com esses processos criminais”, explicou o presidente do TJPB.

A preocupação é reduzir o número de processos nessa área, que é muito grande. “E nós temos a necessidade de dar uma resposta à sociedade em virtude do crime de tráfico de substâncias entorpecentes implicar na prática de outros delitos, com graves consequências sociais, pois atinge principalmente as camadas mais jovens da população, afirmou.

Judiciário investe no combate ao crime organizado e instaura 2ª Vara de Entorpecentes em João Pessoa - paraiba.com.brJudiciário investe no combate ao crime organizado e instaura 2ª Vara de Entorpecentes em João Pessoa - paraiba.com.br

A juíza auxiliar da Vice-Presidência, Michelini Jatobá, titular da Vara de Entorpecentes da Comarca de João Pessoa declarou que a instalação da 2ª Vara de Entorpecentes foi muito esperada para que o Poder Judiciário pudesse efetivamente prestar uma jurisdição mais célere e eficiente. “Todos que trabalham no Fórum Criminal sabem das demandas específicas e privativas da Vara de Entorpecentes. O número de processos distribuídos é muito superior às demais Varas”, destacou.

Para o Diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Porto, a instalação da 2ª Vara de Entorpecentes e a unificação de seus cartórios, será possível a otimização dos trabalhos, agilização da tramitação processual e a maior especialização de servidores em suas atividades, o que, acredita, resultará em uma eficaz resposta em combate ao comércio de entorpecentes e seus efeitos colaterais no mundo da criminalidade.

“Sabemos que o crime de tráfico de drogas é um problema que assola a sociedade mundial e é porta de entrada para inúmeros outros delitos, razão pela qual se faz necessário um maior dinamismo e agilidade na operacionalização desses processos”, concluiu Geraldo Porto.

Jornal da Paraíba